NOTÍCIAS

Estamos diante de uma pandemia causada pelo Coronavírus - COVID-19, onde o nosso maior desafio é informar cada cidadão brasileiro os fatores que determinam essa doença e a maneira que podemos concentrar esforços para buscar o seu controle. É necessário afastar esse perigo que ameaça a todos e que afeta ainda os Idosos e pessoas com doenças crônicas. O Coronavírus causa infecções respiratórias que vão desde resfriado até síndromes respiratórias aguda graves. A transmissão ocorre através de gotículas da boca e nariz(saliva, tosse, espirro ou catarro)e que podem ser repassados no toque ou objetos contaminados. Sinais e Sintomas são: febre (>=37,8º), tosse, falta de ar, dores musculares, fadiga, dor de garganta e espirros. Tratamento atualmente, é repouso e aumentar o consumo de líquidos, alem de algumas medidas farmacológicas para aliviar sintomas, conforme cada caso, e com orientação Médica.

Os dados epidemiológicos do município de CAIUÁ:

Casos Suspeitos

Casos Confirmados

com resultado de exame laboratorial positivo

Casos em Isolamento Domiciliar - 12       Notificados no E-SUS/VE =  62

Óbito em investigação = 0

Casos Descartados/Curados = 44

Atualizados em 15/07/2020    Fonte: SMS e Vigilância Epidemiológica municipal

Medidas de Prevenção:

- Evitar o contato com outras pessoas para evitarmos a propagação do vírus (Fique em casa quem puder!)

- Realizar lavagem das mãos com frequência, utilizando água e sabão OU álcool gel, especialmente após contato direto com pessoas doentes

- Utilizar lenço descartável para higiene nasal

- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir

- Evitar tocar mucosas de olho, nariz e boca